domingo, 1 de agosto de 2010

Peter de Brito

Darcy Dias é capa da ‘Vogui’

+ fotos
A Galeria Emma Thomas abre a partir do sábado (09.08) a bem-humorada exposição "From Gastão to the World", de Peter de Brito, com objetos e instalações que satirizam a sociedade de consumo de luxo, seus produtos, revistas de moda, cultura e comportamento.

O artista faz uma leitura sarcástica deste universo exibindo 25 revistas com capas estreladas por ele mesmo e expondo backlights com paródias de anúncios de grifes consagradas, como Lacoste, Chanel e Louis Vuitton.


Na sala menor da galeria estarão expostos a linha de souvenirs da Darcy Dias, marca fictícia criada por Peter em homenagem ao seu alter ego, que incluí imãs de geladeira, caixinhas de marchetaria, canecas, boneca de biscuit, cadernos de capa dura, camisetas bordadas com lantejoulas e livros relacionados à história da grife. (JP)


“From Gastão to the World” é o nome da exposição do artista Peter de Brito. A estrela da mostra é Darcy Dias, personagem que ele trabalha há anos. Ela, pode-se dizer, é uma alpinista social, dessas obcecadas pela fama. E uma label-girl também. Disposta a ser reconhecida a qualquer custo, Darcy, ou Peter, como preferir, brinca com o universo da fama superficial. Brincadeira das mais sérias que coloca em pauta o extremo da futilidade. Na exposição, Peter mantém a tipografia de revistas famosas e capas clássicas com Darcy, é claro, em destaque. Aí “Vogue” vira ‘Vogui’, “Raça" vira ‘Rassa’, "Noivas" vira ‘Doidas’ e na “Playboy” adaptada, Darcy aparece de costas, com a chamada de ‘A Diva dominada`. E ela também tem seus produtos, obviamente de luxo, sob marca própria, a D&D. A parte mais legal da mostra é um video de quatro minutos com o pai do artista, que é ferreiro e cria uma marca de ferro em brasa, daqueles de marcar gado, com o logo de… Darcy Dias. Ah, a quem possa interessar, Darcy é Peter travestido. (via Blog LP)

Nenhum comentário: