sexta-feira, 30 de julho de 2010

TiposLatinos 2010






Dia 11/08, quarta-feira, no Centro Cultural São Paulo:


17h – Visitas monitoradas com Fabio Lopez, Fernando Caro e Luciano Cardinali+ lançamento do catálogo TiposLatinos 2010


19h – O processo de projeto de fontes com Fernando Caro

Será apresentado o desenvolvimento das fontes Arauto e Petra, em exposição nos Tipos Latinos 2010. As duas apresentam diferentes caminhos de desenvolvimento: a primeira delas projetada para textos de jornais e a segunda, para livros. Parte-se das idéias de concepção, os rascunhos a mão, até o detalhamento de formas e os recursos Opentype.


19h30 – TiposLatinos: um panorama com Fabio Lopez

A palestra vai contar um pouco da experiência de ter sido o jurado brasileiro neste evento de grande importância para o desenvolvimento da tipografia latino-americana. Além de ser uma das maiores mostras de tipografia do mundo (esse ano acontece em 14 sedes) a Bienal Tipos Latinos é um evento de profunda troca de experiências relacionadas ao campo da tipografia, onde percebemos que nosso interesse pelas letras é apenas parte do que nos une nesse continente tão vasto em semelhanças e tão rico em diversidades. Falarei brevemente sobre a composição do corpo de jurados, do encontro inicial com os amigos sulamericanos, o primeiro dia de trabalho e a difícil tarefa de julgar tantos projetos em tão pouco tempo, discussões técnicas, filosóficas e políticas, o segundo dia de trabalho e o fechamento das categorias, avaliação do resultado, apontes para a próxima edição da Bienal, retorno dos participantes, quadro geral da mostra, problemas e conclusões sobre o desenvolvimento da tipografia na região.


20h – Debate: A produção tipográfica Latinoamericana
com Luciano Cardinali (mediador), Fabio Lopez e Fernando Caro...

Fernando Caro é designer gráfico formado pela Fau-Usp em 2007. Seu primeiro contato com design de tipos foi no trabalho de conclusão de curso, em que projetou uma fonte para jornais. A partir de então continuou projetando fontes, dando prioridade aos tipos para texto. Trabalha principalmente na área editorial, tendo participado do projeto gráfico da Folha de São Paulo em 2010.


Fabio Lopez é carioca de 1978, designer e mestre pela ESDI. Desde 1998 trabalha com pesquisa e desenvolvimento de fontes digitais, e tem projetos de design gráfico apresentados em exposições e publicações nacionais e internacionais. Em 2010, foi o jurado brasileiro da 4a mostra latino-americana de tipografia Tipos Latinos. Trabalha como freelancer em projetos de identidade, moda e ilustração, e pratica design subversivo nas horas vagas. Em 2007 aprontou uma bela confusão com o projeto 'War in Rio' - que lhe valeu 15 minutos de fama e a inimizade da cúpula de segurança do Estado do Rio. Tem um curso de tipografia chamado 'Typofreaks - tipografia diferente' e dá aula de design na PUC-Rio. Fotografa, escreve coisas estranhas e não larga o caderno....


Centro Cultural São Paulo

(Rua Vergueiro, 1000) mapa

Exposição de 26 de junho a 29 de agosto

Nenhum comentário: