sábado, 1 de agosto de 2009

Anne-Marie Christin

IMAGEM E ESCRITA: RETORNO AOS IDEOGRAMAS
Três conferências

Estas conferências abordarão algumas criações literárias e artísticas que têm a ver com as relações entre imagem e escrita, questão a que Anne-Marie Christin consagrou vários de seus trabalhos.



Anne-Marie Christin é professora da Universidade de Paris 7. Fundadora do Centre d'Etude de l'Ecriture et de l'Image, é autora, entre outras obras, de L'image écrite ou la déraison graphique (Flammarion, 1995) e de Poétique du blanc: vide et intervalle dans la civilisation de l'alphabet (Vrin, 2000), e organizadora de Histoire de l'écriture - de l'idéogramme au multimédia (Flammarion, 2001)


11 de agosto, terça-feira, às 10h
Da ilustração como transgressão
Da iluminura medieval ao "livro de artista" contemporâneo, passando pelo emblema do Renascimento, é na forma de tratamento da ilustração que a civilização do alfabeto pôde reinstaurar a comunicação "transgressiva", associando o mundo da imagem ao da fala que dera origem à escrita.

12 de agosto, quarta-feira, às 10h
A figura segundo Manet ou a imagem reinventada
Onde está a novidade da pintura de Manet? Tentaremos mostrar que essa novidade consiste essencialmente no fato de ter desviado os valores do jogo pictórico, oferecendo ao espectador signos em lugar das figuras habituais. E sem dúvida Manet deve essa inspiração ao modelo japonês.

13 de agosto, quinta-feira, às 10h
As lições do branco: da arte da memória ao Lance de dados de Mallarmé
As noções de branco e de intervalo, que desempenharam papel determinante na gênese da escrita, são também as mais estranhas ao alfabeto, pois remetem apenas à plasticidade do suporte escrito. Assim, o fato de as levar em conta corresponde a etapas cruciais na história da literatura ocidental como a introdução da memória nos tratados de retórica e a criação do Lance de dados por Mallarmé.

Local: Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente 134, Botafogo

Entrada livre
- As conferências serão em francês, mas haverá tradução simultânea
- Os interessados em obter certificado de freqüência devem inscrever-se previamente, a partir do dia 1 de agosto, pelo telefone 3289-4631 ou pelo e-mail danielle.terceirizado[at]rb.gov.br


Organização:
Setor de Filologia do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ

Nenhum comentário: